• Brusque/SC
  • (47) 3053-7082
-
-

Blog

21 de agosto de 2024

Hospital Dona Helena migra e sustenta Oracle com Exímio TI

O hospital Dona Helena tem uma história de 108 anos na cidade de Joinville, a maior do estado de Santa Catarina. Está entre os 100 melhores hospitais do Brasil. Está na 19º posição dentre as 50 empresas e instituições mais inovadoras do Sul do país.

Mantém acreditação pela Joint Commission International (JCI) e normas ISO, tendo se consagrado como “instituição da década”, no Prêmio Excelência da Saúde 2020, do Grupo Mídia, pelo conjunto de sua história e relevância para a saúde brasileira.

A Exímio e o Hospital já possuem um relacionamento que vem se aprofundando cada vez mais. Há mais de 1 ano prestamos serviços de suporte e monitoramento ao Oracle e ao Middleware que roda o principal sistema de gestão.

É um grande prazer para a Exímio ter em nossa base de clientes o Hospital Dona Helena, uma instituição séria, referência para Joinville e para todo o estado de Santa Catarina, destaca Cristiane Fritz Gramkow, Gerente de Vendas na Exímio.

Situação da Infraestrutura:

O cliente tinha a necessidade de atualizar a versão do banco de dados para 19c por solicitação do fornecedor de software. Neste movimento, havia necessidade de desenhar um novo cenário de infraestrutura devido às mudanças nas regras de licenciamento da Oracle.

O cliente utilizava a versão standard 12c em um ambiente de alta disponibilidade com solução RAC (Real Application Cluster).

Para fazer a atualização para 19c ele possuía dois caminhos: investir na versão Enterprise para continuar utilizando alta disponibilidade (RAC), ou fazer downgrade da solução, passando para ambiente single. Para um ambiente tão crítico como o de healthcare, perder a alta disponibilidade e balanceamento de carga é quase impensável.

Com isto, o cliente buscou a consultoria da Exímio juntamente com a equipe da Oracle, para desenhar todos os cenários possíveis.

O cenário escolhido foi atualizar para a versão Enterprise mantendo a alta disponibilidade e balanceamento das cargas (o cliente possui um número bastante expressivo de conexões), juntamente com a atualização de hardware.

Soluções implementadas:

O cliente disponibilizou novos servidores e Storage, e a Exímio implementou Máquina Virtual baseada em Kernel (KVM).

Foram criadas máquinas com solução Oracle RAC para fazer o balanceamento das cargas e também ter alta disponibilidade de servidores.

Foi realizada uma bateria de testes para homologar a nova versão Enterprise no 19c.

O cliente também optou por continuar com seu ambiente de Disaster Recovery em outro site backup. Agora configurado com o produto Dataguard intrínseco com versão Enterprise.

Os ganhos foram gigantescos:

Marcos Sartori, Arquiteto de Soluções do hospital, comenta que alguns ganhos de tempos foram impressionantes, principalmente no que tange à performance, como, por exemplo:

  1. O tempo do backup full que levava 18 horas e 34 minutos reduziu para 2 horas, um ganho de 825%.
  2. Consultas em relatórios de agendamentos tiveram ganho de 112%.
  3. Outro processo que teve melhora bastante significativa foram os relatórios do TASY, que ganharam 92% de ganho em performance.
  4. Em processos de extração de dados para o BI, o ganho foi de 31%.

Para Wagner Valente, Gerente de TI do Hospital Dona Helena, o profissionalismo e comprometimento da equipe no projeto de migração do Oracle. “Foi um projeto construído em parceria e mesmo com um longo processo de negociações, conseguimos não só condições comerciais melhores como uma preparação/testes do ambiente que minimizasse muito os impactos na virada. Notamos que desde a troca para a gestão de sustentação do ambiente para a Exímio foi uma escolha acertada, pois proporcionou uma estabilidade enorme ao ambiente”.

Além desse projeto de reestruturação do Oracle, a Exímio também faz o monitoramento e sustentação do Oracle e do Middleware Tasy para o Dona Helena. Atuamos nas melhores práticas, nas demandas diárias, apoiando nas atualizações do sistema TASY, e garantindo a segurança dos backups do banco e integralidade do ambiente de Disaster Recovery. Tudo isso com operação de NOC e plantão 24x7.

Através do relatório técnico mensal compartilhado pelo Exímio, conseguimos uma avaliação completa do ambiente e uma previsibilidade de crescimento do banco e recursos necessários, proporcionando uma gestão de forma proativa e não reativa do ambiente, finaliza Wagner.

 

Quer ter essa experiência positiva em seus projetos? Então, conte conosco, nossa equipe está preparada para lhe atender.

comercial@eximioti.com.br

(47) 3053-7082.

 

259 visualizações

Compartilhe este post

Converse com a equipe Exímio

Encontre a melhor solução para sua empresa
Agende uma conversa com a nossa equipe!

Conteudo

Newsletter

Receba todas as nossas
novidades no seu e-mail