Blog
Segurança de Dados Oracle: Por Que Implementar o TDE? Um Estudo de Caso Prático
Com exceção de ambientes OCI onde todos os bancos de dados são criptografados com o TDE. Para ambientes on premisse, o TDE é um recurso do Oracle Enterprise Edition, sendo parte da opção Oracle Advanced Security. Ou seja é uma option que necessita de um licenciamento a parte (extra cost).
No exemplo abaixo, estarei criando uma tabela chamada usuário na tablespace lamim e inserindo alguns dados para demonstração. Posteriormente com o comando strings do linux, irei mostrar como é possível verificar algumas informações contidas no arquivo de dados, uma vez que o mesmo não esta com a criptografia TDE ativa.
Estarei copiando o datafile do ASM para uma unidade local para consultar os dados no arquivo com o comando strings.
Veja que através do comando strings do sistema operacional, foi possível trazer informações inseridas anteriormente na tabela usuário e que estavam contidas no arquivo de dados (datafile).
Agora irei mostrar o mesmo processo em um ambiente com o TDE ativo, afim de demonstrar a diferença.
Observe que no exemplo executado em um ambiente com o TDE ativo, não foi possível através do comando strings ver informações existentes no datafile.
O TDE desempenha um papel crítico na proteção de dados em ambientes corporativos, onde a segurança da informação é uma prioridade, sem comprometer a usabilidade das aplicações ou a conformidade com normas legais.