A OCI está em constante evolução e sempre lançando melhorias e novidades. Neste mês foi a vez de lançarem uma nova funcionalidade que permite realizar a alteração dos shapes de banco de dados Oracle de VM.Standard (shape intel) para VM.Standard.E4.Flex (shape AMD), sem a necessidade de realizar uma migração de dados.
A alteração do shape não irá alterar a quantidade de área utilizada para o banco de dados. Porém, podem haver alterações nas características de memória e rede e que pode ser necessário reaplicar alguma personalização relacionada a estes aspectos após a migração do shape.
Um ponto importante a ser destacado é que, uma vez feita a mudança de intel para AMD, não é possível voltar para INTEL.
Existem alguns pré-requisitos que precisam ser atendidos, para que esta funcionalidade possa ser utilizada. Sendo eles:
-
O banco de dados deve estar com o status disponível (Available).
-
Deve ser possível realizar a operação de restart do banco de dados.
-
O bando de dados deve estar usando um spfile (opção padrão em ambientes DB System do OCI).
-
A SGA_TARGET deve estar definida para que seja utilizada o Automatic Shared Memory Management (ASMM).
-
A versão do banco de ados deve ser igual ou superior a:
Neste exemplo, estarei realizando a alteração de um ambiente de teste que está utilizando um shape VM.Standard2.1, database 21.6 e storage utilizando LVM.
Ao clicar em Change shape, agora é possível selecionar os shapes AMD.
Antes de iniciar o processo de alteração é apresentada a mensagem informando que é necessário um restart do shape, para que a alteração seja aplicada.
O processo de alteração de shape levou aproximadamente 10 minutos em um ambiente de teste. Porém vale lembrar que toda mudança deve sempre ser realizada em ambiente de teste antes de ser aplicado em produção.